(71)98355-0113

Efeitos fisiológicos do uso de substâncias

18/09/2024

Efeitos fisiológicos do uso de substâncias

Todas essas substâncias ativam diretamente o sistema de recompensa do cérebro e causam sensações de prazer. Essa ativação pode ser tão forte que as pessoas sentem um desejo intenso pela substância. Elas podem negligenciar atividades normais para adquirir e usar a droga. Essas substâncias também causam efeitos fisiológicos diretos, incluindo

  • Intoxicação

  • Abstinência

  • Transtornos de saúde mental induzidos por substâncias

Intoxicação

A intoxicação se refere aos efeitos imediatos e temporários de uma droga específica. A intoxicação prejudica a função mental e o bom senso da pessoa e pode causar alterações do humor. Dependendo da droga, a pessoa pode sentir empolgação ou uma sensação exagerada de bem-estar (ou euforia) ou podem se sentir mais calmas, relaxadas e sonolentas.

Muitas drogas afetam o funcionamento físico e a coordenação, dando origem a quedas e a acidentes com veículos. Algumas drogas levam a um comportamento agressivo e a brigas. À medida que quantidades maiores da droga são usadas (chamada de superdosagem), os efeitos adversos ficam mais óbvios, causando sérias complicações e risco de morte.

tolerância significa que as pessoas precisam de uma quantidade cada vez maior de uma droga para poderem sentir os efeitos originalmente causados por uma quantidade menor. A pessoa pode desenvolver uma enorme tolerância a drogas, como opioides e álcool.

Abstinência

A abstinência diz respeito a sintomas que aparecem quando a pessoa para de tomar a substância ou toma uma quantidade muito menor do que a normal. A abstinência dá origem a diversos sintomas desagradáveis que variam dependendo da substância envolvida. A abstinência de algumas drogas (como álcool ou barbitúricos) pode ser séria e até mesmo trazer risco de morte. A maioria das pessoas que sofre de abstinência sabe que tomar uma quantidade maior da substância causará a diminuição dos sintomas.

A abstinência depende somente do tipo de substância e por quanto tempo ela tem sido usada, e não se a pessoa tem um transtorno por uso de substâncias, se está usando a substância de maneira recreativa ou se a substância é ilícita. Algumas drogas vendidas com receita, principalmente os opioides, sedativos e estimulantes, podem resultar em sintomas de abstinência mesmo quando tomadas conforme receitado para uma finalidade médica legítima e por períodos relativamente curtos (menos de uma semana, no caso de opioides).

Antigamente, as pessoas que apresentavam sintomas de abstinência eram chamadas de dependentes físicos de uma substância. Contudo, a palavra “dependência” tem uma conotação negativa que sugere o uso de drogas ilícitas; portanto, os médicos preferem evitar usar esta terminologia.

Entre em contato

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.